Prefeitura Municipal de Caiçara, 19 de Abril de 2024
A Semana Farroupilha-2022 supera seus objetivos propostos

A Semana Farroupilha-2022 supera seus objetivos propostos

Quinta - Feira, 29 de Setembro de 2022

A partir do tema dos Festejos Farroupilhas 2022: Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras - iniciou-se os preparativos para o retorno de uma das festividades mais belas e consagrada do nosso Rio Grande do Sul e um dos encontros mais calorosos do nosso município que é a Semana Farroupilha.

Para que os munícipes e visitantes do município de Caiçara pudessem retomar seus encontros na Praça Graulino Vernier, nossa popular Praça do Chafariz, o município se organizou e elegeu uma Comissão Organizadora assim composta:

Coordenador: Dirceu Antônio Stefanello;
Vice-Coordenador: João Carlos Aquino;
Primeira Tesoureira: Clair Silva de Souza;
Segundo Tesoureiro: Airton José Fabris;
Primeira Secretária: Ignes Trevisan;
Segunda Secretária: Carina Luisa Kurek Tibola;
Infraestrutura: Éder Cister Theisen e a Equipe de Apoio: Douglas Pires da Silva – Patrão CTG Sentinela da Coxilha e o Ajaquis Paulinho Lira – Patrão do CTG Marca da Ferradura.



Todos se dedicaram e trabalharam com cautela, com bom senso, com diálogo, com respeito e transparência, acolhendo as opiniões e sugestões de toda a nossa sociedade em prol da realização da Semana Farroupilha – 2022, que ocorreu entre os dias 14 à 20 de setembro de 2022.

Foram inúmeras as vezes que a comissão se reuniu, trocando informações, opiniões e mensagens, buscando atender e alcançar todas as demandas que envolveram a organização deste evento, sempre registrando esses momentos em ata, demonstrando o comprometimento e a seriedade com o compromisso assumido perante o município.

A Semana Farroupilha – 2022 foi uma realização da Administração Municipal juntamente com o apoio financeiro de diversas entidades locais e empresas locais.

A partir destes recursos, com responsabilidade buscaram oferecer uma vasta e diversificada programação envolvendo: Acendimento e extinção da Chama Crioula, arriamento e hasteamento dos Pavilhões a cargo das escolas municipais e estaduais, Brigada Militar, Grupo da 3ª Idade, CTG Sentinela da Coxilha, pela Administração Municipal e pela própria comissão.

Para animar toda a gauchada presente realizaram-se diversos fandangos com talentos locais com os cantores Léo Lima e Ademir Martins, além de demais grupos como Tchê Bagual, Gaitaço do Tibola, Tranco Xucro, Xisto Silva Cantoria e os Paisanos como também Tertúlia Livre.

Foram realizadas duas Missas Crioulas, sendo uma delas junto ao acampamento e outra na Linha Mendes além de mateadas com a Ervateira Rei Verde e a Ervateira Barril. Para deixar nossos ranchos mais encantadores, foi realizado o concurso do galpão mais autêntico tendo os seguintes ganhadores:

1º Lugar: Galpão Petry Gaby
2º Lugar: Galpão Transportes Stefanello
3º Lugar: (empatados)
* Galpão de Irineu Marquesan
* Galpão XTX Transportes
* Galpão Barão Terraplanagem


Com o CTG Sentinela da Coxilha, através de seu Departamento Artístico que coordena as Invernadas Artísticas Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, tivemos a oportunidade de acompanhar e assistir espetáculos de danças artísticas e uma fascinante e emocionante homenagem a nossa cidade de Caiçara, por meio de uma encantadora coreografia e roupas de época onde a música foi escrita pelo Senhor Elessio Fontana, Xirú de Falas do CTG e interpretada pelos integrantes da Invernada Juvenil.Para abrilhantar ainda mais nossa Semana Farroupilha, realizou-se a cargo do CTG Sentinela da Coxilha um Entrevero de CTGs e suas Invernadas Artísticas junto ao Acampamento Farroupilha.

Por meio do Departamento Cultural do CTG Sentinela da Coxilha foi organizada uma gincana cultura de prendas e peões que em muitas de suas tarefas envolveram os participantes do Acampamento Farroupilha e também foi realizado o X Seminário de Peões e Prendas com o tema: O Universo do Folclore tendo como palestrante a professora Nery Wirt, que contou com a presença de diversas entidades tradicionalistas de Coordenadores da 28ª Região Tradicionalista.

O Coordenador da Semana Farroupilha 2022 e vice-prefeito Dirceu Stefanello comenta: “Foi um grande desafio ter retornado com os festejos da Semana Farroupilha, neste período pós pandemia onde exigiu da Administração Municipal algumas melhorias imediatas na praça, como palco, chafariz e piso. Outro grande desafio foi mobilizar a população e empresas para a participação na mesma. A comissão organizadora 2022, já está trabalhando na organização da próxima edição especialmente na criação da associação “Amigos da Tradição Gaúcha”, para criação de cargos específicos dentro da mesma, ampliando assim a participação da sociedade através de pessoas e entidades também do interior do município. Com a criação da associação vamos elaborar projetos na busca de verbas públicas na cultura, tornando assim uma edição ainda maior e mais exitosa que a deste ano e também apoiar outros eventos da tradição gaúcha”.
Fonte: MUNICÍPIO DE CAIÇARA
FOTOS