Prefeitura Municipal de Caiçara, 19 de Abril de 2024
Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza 1ª formatura do PROERD para alunos da pré-escola

Sexta - Feira, 09 de Dezembro de 2022
Um dia de emoção, alegria e descontração, assim transcorreu a 1ª Formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), das turmas da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino do município de Caiçara, nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro de 2022.

A Formatura envolveu as seguintes escolas: Escola Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda, Escola Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda, Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina, contemplando 8 turmas entre o Pré I e II, totalizando 117 alunos, que no ato receberam o diploma e mimo das mãos do Instrutor da Brigada Militar Cristiano Tibola, acompanhado do mascote do Programa, o Leão do PROERD que fez a alegria das crianças.

As aulas do Proerd previstas para a Educação Infantil têm por objetivo ensinar orientações de segurança pessoal.

Os alunos aprendem como evitar situações arriscadas e a manter-se seguros como pedestres, passageiros, ciclistas e principalmente de como se divertirem de forma segura.

Ensina-se também aos alunos os procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados.

Recebem as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda, além disso, os encontros abordam práticas de segurança pessoal, na ida ou na volta à escola, durante o dia de aula, em parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estão ausentes.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Airton José Fabris, agradeceu o trabalho do Instrutor Tibola, e deixou a solicitação para que o projeto tenha sequência no próximo ano. Agradeceu ainda às direções das escolas, às coordenadoras e professoras pela receptividade ao projeto.

O Prefeito Municipal Daniel Coelho dos Santos e o vice-prefeito Dirceu Antônio Stefanello em suas falas também fizeram agradecimento ao instrutor Cristiano Tibola, a equipe da SMEC, direções das escolas, professores e aos alunos que participaram do programa. Ressaltaram a importância de que desde cedo os alunos tenham as orientações de como conviver com situações adversas do cotidiano e saibam com enfrenta-las. Elogiaram também a Brigada Militar e Secretaria de Educação pela ação inédita em desenvolver o PROERD nas turmas da educação infantil de Caiçara.

A solenidade de formatura contou com a presença do Prefeito Daniel Coelho dos Santos, do Vice-Prefeito, Dirceu Antônio Stefanello, do Presidente do CONSEPRO e Secretário de Obras, Eder Ciste Theisen e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Lizete Piton Ceolin, além da equipe da SMEC.