Prefeitura Municipal de Caiçara, 18 de Maio de 2024
Secretário Municipal de Obras e Urbanismo concede entrevista para o Grupo Chiru de Comunicações

Sábado, 03 de Setembro de 2022
Na última terça-feira, dia 30 de agosto, o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Éder Ciste Theisen, concedeu entrevista para o Grupo Chiru de Comunicações, pela 104.3 FM. Durante a conversa, Éder citou um pouco das principais atividades realizadas pelo setor, e a importância delas para a comunidade.

A primeira pauta abordada foi a respeito dos trabalhos realizados nas estradas do interior do município, tanto na melhoria, quanto na manutenção delas, um dos mais importantes pilares da secretaria. Éder comenta que a equipe tem dado grande prioridade às estradas, com o objetivo de manter um tráfego seguro e de qualidade.

“Nós vemos que o nosso município tem crescido muito rapidamente, por isso, as máquinas que trafegam são maiores, os caminhões são maiores”, explica o secretário, que salienta que esses aspectos também aumentam a demanda do serviço em alargamento de estrada, manutenção de bueiros, entre outros.

Nesse contexto, comentou-se sobre as melhorias nos acessos às propriedades do interior e demais serviços particulares, que se tornaram ainda mais possíveis em função das máquinas da Secretaria de Obras, investimento que se mostra imprescindível para a agilidade e qualidade do trabalho.

No entanto, Éder comenta que a procura pelos trabalhos nas propriedades é muito grande, e que nem sempre a equipe consegue atender a todos rapidamente, já que se busca um trabalho ágil, porém feito com responsabilidade e muito cuidado. Além disso, alguns serviços dependem muito das condições climáticas, que podem afetar a continuidade deles.

Éder também comenta o cuidado com a “correria de máquinas”, para evitar desgastes do maquinário e gastos com combustível, assim como gerar melhores condições para os operadores trabalharem. “O nosso município é de uma área vasta, principalmente quando se trata de estradas", comenta o secretário, que explica que em função de logística, prefere-se unir os serviços em comunidades próximas, criando um roteiro, para depois seguir para demais localidades. “A gente cuida muito dessa questão de logística, todo o cuidado com o dinheiro público é necessário”, finaliza Éder.

Durante a entrevista, fala-se também sobre o andamento dos trabalhos no Distrito Industrial, e sobre o investimento que era necessário fazer no local. Éder explica que grande parte dos terrenos precisava de um amplo serviço de nivelamento para a construção das estruturas das empresas, que já foi realizado, e que em alguns ainda será feito o aterro.

Ainda sobre o Distrito Industrial, foi tratado sobre o Loteamento Popular que o local possui. O local vinha passando, desde a sua concepção, por dificuldades em função da falta de canalização do esgoto sanitário e pluvial, além dos problemas com o escoamento da água, que geravam alagamentos na área, e por isso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, está fazendo um grande trabalho na tubulação da área.

O Secretário de Obras também abre a pauta para os projetos do perímetro urbano de Caiçara, que, segundo ele, já estão começando a sair do papel. Ele explica que, apesar das dificuldades passadas no início da gestão, principalmente em função da pandemia, foram seguidos com muita dedicação os planejamentos quanto às melhorias no Parque Municipal Guilherme Perlin, nas praças e no centro da cidade, assim como na questão da arborização, do corredor verde e do caminhódromo.

Em toda a conversa, Éder salienta a importância da equipe que permite que se dê andamento para os trabalhos e projetos da secretaria, e agradece a todos os servidores que “fazem a roda girar” e permitem que o melhor seja feito para a população.