Avaliação Nutricional nas escolas municipais de Caiçara

Sexta - Feira, 12 de Agosto de 2022
Com o objetivo de avaliar o perfil nutricional dos alunos caiçarenses, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, realizou, no primeiro semestre de 2022, o monitoramento do estado nutricional dos estudantes da rede municipal de ensino.

As avaliações do estado nutricional foram realizadas pelas nutricionistas Izabel Dalmolin Sponchiado e Mariana Balestrin, nas unidades de saúde do município, e contemplaram medidas antropométricas como peso e altura.

As avaliações foram realizadas segundo os parâmetros do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN). Todos os alunos matriculados nas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental do município foram avaliados.

Os resultados mostram que 66,4% dos alunos encontram-se com um estado nutricional adequado para a idade, 6,5% dos alunos avaliados encontram-se em risco de sobrepeso, 13,8% dos alunos estão com sobrepeso, 10,1% dos alunos com obesidade, 2,8% dos alunos avaliados estão com obesidade grave e 0,5% dos alunos avaliados estão com magreza.

Segundo Mariana, “A obesidade infantil tem sido reconhecida como um dos maiores desafios de saúde pública do século XXI. Os padrões alimentares das crianças e adolescentes modificaram e estão muitas vezes enraizados em dietas densas em calorias e pobres em nutrientes, contribuindo para o excesso de peso e para doenças crônicas como colesterol, hipertensão, diabetes, entre outras. A exposição repetida a ambientes não saudáveis são os principais determinantes da obesidade, marcados por influências da família, escola e comunidade e manifestadas por comportamentos alimentares inadequados, aliados ao baixo nível de atividade física e a comportamentos sedentários (TV, vídeo game, celular, tablet, etc).”

A prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes tem crescido em todos os municípios, no Brasil e no mundo. Diante desse contexto, é necessário que a sociedade se sensibilize e contribua para a promoção de uma alimentação saudável no ambiente familiar, na escola e na comunidade. É responsabilidade de todos!

Além da avaliação antropométrica, Mariana realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional com os alunos, uma vez que o ambiente escolar se constitui como um local privilegiado para a formação de hábitos alimentares saudáveis.