Prefeitura Municipal de Caiçara, 18 de Maio de 2024
Iniciativas e atuações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Caiçara

Iniciativas e atuações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Caiçara

Quinta - Feira, 18 de Agosto de 2022
Nesta terça-feira, dia 16 de agosto, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Airton José Fabris, concedeu entrevista ao Grupo Chiru, pela 103,4 FM. Durante a conversa, foram abordadas as diversas frentes de trabalho da educação do município e, grande parte das iniciativas e atuações do setor. 

Na entrevista, o secretário Airton comentou sobre a equipe que atua junto à Secretaria Municipal de Educação (SMEC). São 56 professores concursados e 52 lotados na SMEC, assim como quatro supervisoras escolares. Trabalham também 13 serventes, 8 motoristas, 1 secretária de escola, 1 nutricionista, 1 bibliotecária, atuando na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, e 1 monitor de informática. Existe ainda 13 monitores pelo programa CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), os quais atuam durante a faculdade ou ensino médio e, tem a oportunidade de já iniciar uma profissão e atuar no campo da educação.

Toda essa equipe atende os 293 alunos da Rede Municipal de Educação, entre a escola de Ensino Fundamental Santa Catarina, na Linha Mendes, as escolas de Educação Infantil, Paraíso da Criança, no Ipuaçu, e Anjo da Guarda e Vô Danilo, na cidade de Caiçara. 

Outro ponto essencial da entrevista foi o transporte escolar que atualmente é realizado para as escolas municipais e estaduais localizadas em Caiçara, assim como os estudantes caiçarenses que frequentam a APAE em Frederico Westphalen, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW), a Casa Familiar Rural, o Instituto Federal Farroupilha Frederico Westphalen (IFFar-FW) e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Ao todo, são mais de 600 alunos transportados diariamente, e mais de 1.100 km rodados todos os dias. 

O Secretário Municipal de Educação também salientou sobre a merenda escolar, já que todas as escolas oferecem diversas refeições para os alunos. Em algumas instituições, são quatro refeições diárias, entre lanche da manhã, almoço, e dois lanches a tarde, como é o caso da EMEI Vô Danilo. Sobre essa demanda, Airton parabeniza a Administração Municipal pela responsabilidade de dar a contrapartida para os custos com a alimentação, já que o convênio federal vindo para essa finalidade, no valor mensal de R$3.200, não consegue aportar as refeições que os alunos de todas as escolas necessitam. 

Ainda durante a conversa, a questão da segurança no ambiente escolar também foi apontada. Airton comentou que todas as quatro escolas municipais em funcionamento em Caiçara são cercadas e recentemente tiveram a instalação do “Botão do Pânico”, para que, em situação de emergência, ele seja acionado, disparando aviso imediato às forças de segurança, mantendo os alunos protegidos e seguros. Além disso, duas das escolas possuem vigilantes.
Fonte: MUNICÍPIO DE CAIÇARA
FOTOS