Prefeitura Municipal de Caiçara, 19 de Maio de 2024
Alunos da EMEF Santa Catarina realizam visita à Usina Hidrelétrica de Itá

Segunda - Feira, 07 de Novembro de 2022
Na última sexta-feira, dia 04 de novembro, as turmas de 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Catarina realizaram uma visita de estudos na Usina Hidrelétrica de Itá.

A visita é a concretização prática de estudos na disciplina de Ciências, que trabalha também com o conteúdo sobre tipos de energia e eletricidade. Os estudantes puderam conhecer a estrutura e funcionamento da Usina, se divertir com as atrações locais e aprender sobre a cultura e história da região.

Localizada no município de Aratiba (RS) e instalada no rio Uruguai, a Usina Hidrelétrica Itá entrou em operação em 2000. Possui 1.450 MW de capacidade em cinco unidades geradoras com turbinas verticais tipo Francis de 290 MW cada.

Em conformidade com o projeto, a implantação do reservatório da hidrelétrica resultou na construção de uma nova cidade, a nova Itá, em Santa Catarina. O município é, atualmente, um polo turístico para sua região, que manteve as tradições e arquitetura da que a antecedeu.